A ética odontológica e a influência das redes sociais
Resumo
As redes sociais são amplamente utilizadas pelos cirurgiões dentistas para atrair novos pacientes e pelos pacientes para encontrar o melhor profissional para suas necessidades. A pesquisa foi realizada utilizando as bases de dados PubMed, Scielo e Google Acadêmico com seguintes descritores: “ética”, “redes sociais” e “odontologia”. Foram encontrados cerca de 41 artigos, dos quais 6 foram selecionados a partir da leitura dos resumos, bem como a norma do Código de Ética da Odontologia e da Lei do Consumidor. Alguns autores afirmam que postagens de fotos e vídeos, apesar de ter uma regulamentação pelo Código de Ética e do Consumidor, pode caracterizar a odontologia como modo mercantil e exploração do trabalho via publicação com cunho apenas comercial. A divulgação de imagens e vídeos sobre tratamentos odontológicos nas redes sociais pode ser uma estratégia de marketing eficaz, mas que deve ser feita com responsabilidade e respeito às normas éticas e legais. É importante que os dentistas forneçam informações claras e precisas sobre os procedimentos e tratamentos realizados, bem como os riscos e benefícios envolvidos, de forma que os pacientes possam tomar decisões informadas sobre seus cuidados de saúde bucal.
